Close

Login

Close

Register

Close

Lost Password

Acadêmica Cássia Curan Turci eleita Vice-Reitora da UFRJ

Na presença de autoridades, professores, pró-reitores, ex-reitores, deputados federais e estaduais, vereadores e representantes do Governo Federal, Roberto Medronho e Cássia Curan Turci assumiram no dia 4 de agosto a gestão da maior universidade federal do país, a UFRJ, em cerimônia oficial de transmissão de cargos de reitor e vice-reitor. O evento aconteceu no auditório Horta Barbosa, no Centro de Tecnologia da UFRJ.

A nova vice-reitora, Professora Dra. Cássia Curan Turci declarou que uma das prioridades para a nova gestão é a infraestrutura. “Vemos como fundamental investir na infraestrutura física para tornar os ambientes de ensino-aprendizagem, de pesquisa e administrativos mais adequados a uma universidade do porte da UFRJ”, salientou Turci.

A cerimônia também contou com apresentações de Noca da Portela, Tira o Dedo do Pudim, Orquestra de Sopro da UFRJ e Violões do Museu.

Cássia Curan Turci é professora titular do Instituto de Química. Foi decana do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza. É doutora em Físico-Química pela UFRJ, com período sanduíche pela Universidade McMaster (Canadá), onde fez seu pós-doutorado. Mestre em Química pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), tem três especializações, dentre elas uma na área de Radiação pelo Centro Internacional de Física Teórica (Itália).

A pesquisadora é graduada em Engenharia Química pela Escola de Engenharia Mauá. Foi diretora do Instituto de Química de 2004 a 2012 e de 2013 a 2017. Além disso, coordenou o Grupo de Trabalho Álcool, que funcionou durante o período crítico de covid-19 e produziu mais de 150 mil litros de álcool, gerando uma economia de cerca de R$ 1,5 milhão aos cofres da UFRJ.

A Profa. Dra. Cássia Curan Turci é membro a Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências, ocupando a cadeira de N° 23 cuja patrona é a saudosa Neusa Margem, física brasileira de origem libanesa, uma das pioneiras no estudo de física de partículas no Brasil.

* Da redação

 

 

Equipe da Revista e do Blog

    Deixe seu Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Obrigado por enviar seu comentário!

    Compartilhe

    Dê o seu like!

    0

    Categorias

    Próximos eventos