Sob os auspícios do Consulado Geral do Líbano no Rio de Janeiro, a Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências realizou, na noite de 5ª feira, 25 de janeiro de 2024, na residência oficial do Cônsul Geral, uma sessão solene de homenagem ao Professor EVANILDO BECHARA, um dos maiores Filólogos e Gramáticos da língua portuguesa do mundo. pelo conjunto de obras em benefício da Língua portuguesa e posse, como membro de honra da academia Líbano-brasileira de Letras, Artes e Ciências.
O professor Bechara foi condecorado pelo presidente da Academia Líbano-Brasileira, Dr. José Roberto Tadros, com o colar da Academia; a Vice-presidente da Academia, Profa. Katia Chalita, entregou ao Prof. Bechara o Diploma de Acadêmico de Honra; a Dra. Renata Abalém, secretária-geral da Academia, leu o termo de posse e entregou ao Prof. Bechara a roseta da Academia; e finalmente, o Cônsul Geral do Líbano no Rio de Janeiro, Dr. Alejandro Bitar homenageou o Professor Bechara com uma caixa com cortador de cartas em prata com a insígnia do cedro folheada a ouro.
Logo após as palavras de saudação do presidente Tadros e da Vice-Pres. Chalita, o membro da Academia Brasileira de Letras, Dr. Ricardo Cavaliere, fez o discurso de apresentação do Prof. Bechara. Em seguida, o Cônsul Geral do Líbano no Rio de Janeiro, Dr. Alejandro Bitar, proferiu um belo discurso e, por fim, o Professor Evanildo Bechara agradeceu emocionado a homenagem com comoventes palavras.
Estiveram presentes na cerimônia intelectuais, autoridades políticas e acadêmicas, a família do Prof. Bechara, alguns membros da Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências, além de membros da comunidade libanesa e seus descendentes, entre estes estavam: o ex-ministro da Justiça e Agricultura, ex-senador e deputado federal, relator da Assembleia Constituinte, Dr. Bernardo Cabral; o Magnifico reitor da Universidade Santa Úrsula do Rio de Janeiro, Dr. Paulo Alonso; o Bispo Ortodoxo do Rio de Janeiro, Dom Theodore Ghandour; o presidente da Confederação Nacional das Entidades Líbano-Brasileiras, Dr. Roger Bassil; o recém-eleito presidente da Federação das Entidades Líbano-Brasileiras do Estado do Rio de Janeiro, Dr. Nelson Mufarrej; o ex-embaixador do Líbano na Espanha, Dr. Chucri Abboud e senhora; e os membros da Academia Líbano-Brasileira: Sra. Dalal Achcar, Profa. Dra. Cristina Ayoub Riche, Profa. Dra. Muna Omran, Dr. Theophilo Miguel, Dr. Mauricio Younes-Ibrahim e o jornalista Antônio Carlos Miguel, entre outros presentes.
A Academia Líbano-Brasileira ganhou um gigante em seu alinhamento e o Líbano, merecidamente, homenageou um filho de imigrante libanês que é autoridade máxima na língua de Camões.
O Prof. Bechara é o 3º membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) que ingressa como membro de na Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências. Parabéns ao novo Acadêmico, Professor Evanildo Cavalcante Bechara.