Close

Login

Close

Register

Close

Lost Password

Alguns dos principais Títulos da obra de Salim Miguel

Com 21 títulos de ficção e mais oito com resenhas literárias e crônicas, uma boa introdução para a obra do autor é o romance Nur na Escuridão.  Editado em 1999 (e traduzido para o árabe e lançado no Líbano em 2013), trata de forma ficcional a chegada de sua família ao porto do Rio de Janeiro, em maio de 1927,  mostrando a adaptação à cultura, aos costumes e ao idioma da nova terra. Talvez inconscientemente, há muito da literatura árabe na forma da narrativa. Através do livro, palavras árabes são utilizadas sem tradução ou notas de pé de página, acompanhando o processo de aprendizado dos imigrantes.

 

Outro romance de estrutura inovadora, A voz submersa (1984) tem entre seus temas a morte do estudante Edson Luís durante os protestos contra a ditadura militar,  em 1968, no Rio de Janeiro. Mas, a narração é através de uma conversa telefônica da personagem principal, como um desabafo em moto contínuo, misturando memórias e frustrações de alguém com distúrbio bipolar.

 

Em 1994, 30 anos após o Golpe de 64, no romance Primeiro de Abril: Narrativas da cadeia, o autor também tratou de forma ficcional os 48 dias em que ficou preso para averiguações acusado de subversão. Durante as férias forçadas, ele fez anotações a lápis em um caderno que manteve guardadas por cerca duas décadas, até decidir transformar esse material em livro. Traduzido para o francês, foi editado em Paris pela Editora L’Harmattan, sob o título Brésil avril 1964: La díctatúre s’installe.

 

Quase todos seus livros de ficção têm como referência o município de Biguaçu, onde a família viveu por quase uma década e meia, entre os anos 1930 e parte dos 1940. Entre as exceções está a novela As confissões prematuras (1998), de atmosfera kafkiana, com apenas três personagens sem nome, o gordo, o magro e a mulher.

 

Observador da vida cotidiana, ele estreou na literatura em 1951, aos 27 anos, com o volume de histórias curtas Velhice e outros contos. O livro é fruto de sua experiência de trabalho no censo do IBGE de 1950.  O jovem que escreveu sobre a velhice fez o caminho inverso em seu penúltimo livro, o romance Reinvenção da infância, editado em 2011, aos 87 anos.

 

Em outro livro de contos, A morte do tenente e outras mortes (1979), o texto de abertura, O gramofone, é inspirado em experiência vivida pelo pai, Yussef, durante a adolescência na região de Koura, no norte do Líbano. Essa volta via memória paterna à terra natal foi aprofundada quase duas décadas depois no romance Nur na Escuridão.

A  lista com  a obra completa de Salim Miguel pode ser consultada no Espaço Eglê Malheiros & Salim Miguel, no IDCH. Inclui as capas de todos os livros, ficção e  não-ficção, com nome e cidade de cada editora e ano de publicação. Alguns, também têm  o número de  registro na Biblioteca Nacional.  

Link:  https://www.udesc.br/arquivos/faed/id_cpmenu/953/SalimMiguel_publicac_oes_1630424219939_953.pdf 

 

link para o site oficial de Salim Miguel 100 anos: 

https://www.salimmiguel100anos.com.br/ 

Equipe da Revista e do Blog

    Deixe seu Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Obrigado por enviar seu comentário!

    Compartilhe

    Dê o seu like!

    0

    Categorias

    Próximos eventos