A Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências (ALB) é uma instituição cultural inaugurada em 09 de setembro de 2022, com sede no Rio de Janeiro, cujo objetivo é o de cultivar e preservar a criatividade literária, intelectual, artística e os valores culturais do Líbano e árabes no Brasil, além de salvaguardar, promover e divulgar as obras literárias, artísticas e de ciência dos seus patronos, fundadores e acadêmicos.
Compõe-se a ALB de 40 membros efetivos, acadêmicos de honra, sócios correspondentes no exterior, membros colaboradores e membros afiliados.
FUNDAÇÃO
Com a chegada do Cônsul Geral do Líbano no Rio de Janeiro, Dr. Alejandro Bitar, em 2018, nasceu a ideia de fundar uma instituição de excelência, já que libaneses, árabes e seus descendentes são parte importante e arraigada da cultura em todas as áreas, notadamente na literatura, nas artes e nas ciências. Para isso, faltava uma instituição de excelência que os representasse, além de dar oportunidades a tantos outros que se destacam em suas áreas.
E assim, após a pandemia, no mês de agosto de 2022, houve o encontro entre o Cônsul Geral, Dr Alejandro Bitar e o escritor Carlos Nejar, poeta, ficcionista, tradutor, crítico literário e membro da Academia Brasileira de Letras de origem libanesa, dando início à criação no Brasil da 1ª Academia Líbano-Brasileira de Literatura, Artes e Ciências. Carlos Nejar foi convidado e aceitou a ser o presidente de honra da Academia.
1 Comment
Para a eternidade!