Em 1946, foram estabelecidas as relações diplomáticas entre o Líbano e o Brasil, quando o Líbano abriu uma representação diplomática a nível de “Comissariado” na capital, Rio de Janeiro, tendo sido nomeado o Sr. Youssef Saouda como Ministro Plenipotenciário . No ano de 1956, a representação diplomática foi elevada a nível de Embaixada.
Em 1972, a Embaixada do Líbano no Brasil foi transferida do Rio de Janeiro para a nova capital do Brasil, Brasília, ficando em o seu lugar o Consulado Geral.
No ano de 1946, um grande número de pessoas da comunidade libanesa no Brasil organizou uma campanha de doações a fim de comprar um prédio para a residência e para os escritórios da Embaixada do Líbano. Conseguiram recolher uma soma de dinheiro e compraram, em três vezes, a residência do embaixador libanês e os escritórios da Missão no Rio de Janeiro, além da residência do Cônsul Geral em São Paulo.
O então ministro das Relações Exteriores interino, o primeiro-ministro Saeb Salam, enviou uma carta de agradecimento, através do ministro plenipotenciário, Yousef Sauda, congratulando e agradecendo a comunidade libanesa pelo nobre gesto, onde reafirma, também, a ligação entre a parte do Líbano emigrante com a sua parte na terra-mãe, lembrando que esse ato deixou um profunda marca no espírito do presidente da República, do Primeiro-Ministro e do povo libanês.
3 Comments
Obrigado pela lista dos nomes dos colegas diplomatas que se sucederam à frente desta Missão, muitos dos quais conheci como amigos pessoais. Tenho óptimas recordações dos anos que passei como Cônsul Geral no Rio de Janeiro, a cidade onde a minha mulher nasceu e onde passo regularmente uma boa parte do ano.
Estou sempre à disposição do pessoal desta Missão para qualquer ajuda ou colaboração de que necessitem.
Embaixador Chucri Abboud .
Muito bom conteúdo, parabéns ao editor!
De suma importância para os que desconhecem, mas uma bela lembrança para os descendentes dos que aqui chegaram no século retrasado!
Onde posso encontrar fotos do ministro Joseph Saouda 1946. Ele foi recebido por meu avo Tofic Nigri. obrigada
Sarina Nigri