É conhecido que o setor de registro civil de um Consulado é responsável por fornecer uma série de serviços relacionados a eventos civis e documentos legais para cidadãos do país que residem ou estão temporariamente no exterior. Esses serviços geralmente incluem:
a. Registro de Nascimento: Registra os nascimentos de crianças de cidadãos do país que nasceram no exterior, emitindo certidões de nascimento correspondentes.
b. Registro de Casamento: Realiza o registro de casamentos de cidadãos do país que se casaram no exterior, emitindo certidões de casamento.
c. Registro de Óbito: Registra os óbitos de cidadãos do país que ocorreram no exterior, emitindo certidões de óbito correspondentes.
d. Emissão de Certificados/ Declarações Consulares.
e. Atos Notariais: Fornece serviços notariais, como autenticação de documentos, reconhecimento de assinaturas e outros atos notariais conforme exigido pela legislação do país.
Esses serviços são essenciais para os cidadãos que estão fora de seu país de origem, garantindo que possam realizar transações legais, provar seu estado civil e obter documentos de identificação necessários para viajar ou residir no exterior. O setor de registro civil de um Consulado desempenha um papel vital na assistência e apoio aos seus cidadãos que vivem no exterior.
O setor de Registro Civil do Consulado Geral do Líbano no Rio de Janeiro é também a “memória da imigração libanesa”. Ali estão guardados documentos originais e registros dos antepassados, sendo, portanto, essencial na ajuda da recuperação da nacionalidade libanesa para brasileiros de origem libanesa.
Uma pequena radiografia dos documentos e arquivos do setor de registro civil do Consulado Geral do Líbano no Rio de Janeiro
Essa documentação revela a rica história de conexões entre o Líbano e sua diáspora no Brasil.
Os “documentos de execução – سندات تنفيذ” remontam a 1938, quando o Líbano era um protetorado da França. Armazenados no Consulado da França no Rio de Janeiro (e depois transferidos para o Consulado do Líbano), esses formulários de escolha da nacionalidade síria ou libanesa testemunham o compromisso dos libaneses residentes no Brasil com sua identidade nacional. Optar pela nacionalidade libanesa e declarar sua origem no Líbano era um ato de afirmação cultural e histórica.
Entre 1945 e 1960, com a representação oficial do Líbano instalada no Rio de Janeiro, os formulários de registro foram renomeados como “Formulários de Recenseamento بيانات احصاء – “. Mais de 6000 arquivos registram os libaneses e suas famílias, espalhados por diversas regiões do Brasil. Esses documentos são preciosos registros que conectam gerações de libaneses à sua terra natal.
Os “Formulários de Matricula بيانات قيد-” são solicitados por libaneses que buscam a cidadania libanesa no Consulado. Esses registros representam o desejo de muitos de reconectar-se com suas raízes e identidade cultural.
Com a promulgação da Lei 41 em 2015, que versa sobre a recuperação da nacionalidade libanesa, eliminando a necessidade de registrar 3 ou mais gerações até chegar ao requerente, e o Consulado Geral do Líbano no Rio de Janeiro desempenha um papel fundamental na facilitação desse processo.
Essa medida reflete o reconhecimento do valor da diáspora libanesa e a importância de manter vínculos estreitos com seus compatriotas ao redor do mundo.
Esses documentos e arquivos são mais do que meros registros burocráticos; são testemunhos vivos da história, da identidade e do compromisso dos libaneses no Brasil com sua pátria ancestral. Eles representam uma ponte entre o passado e o presente, entre o Líbano e sua diáspora, mantendo viva a chama da herança cultural e histórica dos libaneses no Brasil.
3 Comments
Trabalho com comprometimento da equipe consular, registros importantíssimos para nossa comunidade!
Os registros do Consulado são evidências históricas dos imigrantes e descendentes que devem ser preservados ad perpetum, pela inegável relevância para a cultura libanesa.
Boa tarde, sigo querendo minha cidadania libanesa!
Meu bisavô veio da Baía de Junieh para Santa Maria no interior do Rio Grande do Sul.