Close

Login

Close

Register

Close

Lost Password

UNESCO concede “proteção aprimorada” para 34 bens culturais do Líbano.

Dezenas de sítios históricos no Líbano receberam “proteção provisória aprimorada” da UNESCO no dia 30 de outubro, oferecendo um nível mais alto de proteção legal enquanto as agressões de Israel continuam contra o Líbano.

As 34 propriedades culturais afetadas “agora se beneficiam do mais alto nível de imunidade contra ataques e uso para fins militares”, disse o órgão cultural das Nações Unidas em um comunicado.

Vários ataques israelenses nas últimas semanas em Baalbek, no leste, e em Tiro no sul, atingiram perto de antigas ruínas romanas, que estão incluídas como sítios do Patrimônio Mundial.

A UNESCO disse que a decisão “ajuda a enviar um sinal para toda a comunidade internacional da necessidade urgente de proteger esses sítios”.

“O não cumprimento dessas cláusulas constituiria ‘violações graves’ da Convenção de Haia de 1954 e possíveis motivos para processo”, acrescentou.

A ação da UNESCO seguiu um apelo de centenas de profissionais culturais, incluindo arqueólogos e acadêmicos, para ativar a proteção aprimorada.

Os bens culturais são:

1- Sítio arqueológico de Adloun / 2- Sítio arqueológico de Afqa / 3- Templo de Ain Herche/4- Sítio arqueológico de Anjar/ 5- Sítios arqueológicos de Baalbek/ 6- Palácio de Beiteddine/ 7- Biblos/ 8- Cidadela de Chama’/ 9- Sítio Dakerman de Sidon/ 10- Castelo de Dubieh/ 11- Templo de Hbarieh/ 12- Templo do Forte de Niha/ 13- Ponte Romana de Jeb Jennine/ 14- Sítio arqueológico de Jiyye/ 15- Forte de Kayfoun/ 16- Sítio arqueológico de Kharayeb/ 17- Templo de Majdal Anjar/ 18- Templo de Nahle/ 19- Sítio arqueológico de Nahr el Kalb/ 20- Sítio arqueológico de Umm Al Amad/ 21- Forte de Choukeif/ 22- Forte de Deir Kifa/ 23- Forte de Tibnine/ 24- Templo Qasarnaba/ 25- Fórum Rachid Karami/ 26- Bacias Ras el Ain/ 27- Sítio arqueológico de Sarafand/ 28- Sítios arqueológicos de Sidon/ 29- Monumento Ain el Jowb/ 30- Sítio arqueológico Tal el Burak/ 31- Santuário de Eshmun/ 32- Sítio arqueológico de Tiro/ 33- Museu Nacional de Beirute/ 34- Museu Sursock.

fonte: UNESCO / fotos: lebanonuntravelled

Equipe da Revista e do Blog

1 Comment

  1. Outra boa notícia é o mandado de prisão do Tribunal de Haia contra Netanyahu, Gallant e Mohamed Deif. Crimes contra a humanidade devem receber punições exemplares.

    Responda

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Obrigado por enviar seu comentário!

Compartilhe

Dê o seu like!

61

Categorias

Próximos eventos