Close

Login

Close

Register

Close

Lost Password

Angel Vianna – morre ícone da dança no Brasil.

Faleceu no domingo 01/12/2024, aos 96 anos, Angel Vianna, ícone e referência da dança no Brasil, cuja método inovador ao lado do marido, Klauss Vianna, teve impacto nas artes corporais que marcaram gerações e transformaram a cena da dança no país. Seu método é utilizado por bailarinos, atores e terapeutas.

Angel Vianna nasceu em Belo Horizonte em 17 de junho de 1928, filha de Nicolau Elias Abras e Margarida Abras, imigrantes libaneses. Desde jovem, foi incentivada pela família a se dedicar às artes, estudando dança, música e artes visuais. Sua trajetória foi incomum para as mulheres de sua época, desafiando tradições familiares, como casamentos arranjados. Casou-se com Klauss Vianna, com quem desenvolveu pesquisas sobre o corpo e o movimento.

Nos anos 1940, Angel iniciou sua formação em balé clássico e, na década de 1950, integrou o grupo Geração Complemento, atuando no teatro de vanguarda e estudando anatomia para enriquecer suas pesquisas na dança. Ela ajudou a fundar a Escola Klauss Vianna e a companhia de balé de mesmo nome, destacando-se como solista na obra Neblina de Ouro.

Em 1963, a família se mudou para Salvador, onde Angel e Klauss deram aulas na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia. Depois, em 1965, se estabeleceram no Rio de Janeiro, onde fundou o Centro de Pesquisa Corporal Arte e Educação e, mais tarde, a Escola Angel Vianna, que se tornou um importante centro de formação de artistas e terapeutas corporais. Em 2001, criou a Faculdade Angel Vianna, com cursos de graduação e pós-graduação.

Angel também é reconhecida como coreógrafa no teatro carioca desde 1969 e, na década de 1970, foi pioneira da dança contemporânea no Rio, criando grupos como Brincadeiras e Teatro do Movimento. Em sua carreira como bailarina, voltou aos palcos em 1987 e continuou a se apresentar em diversas produções, além de coordenar cursos e dirigir espetáculos. Ela também participou de filmes e escreveu projetos, mantendo uma intensa agenda de atividades.

O Consulado Geral do Líbano no Rio de Janeiro e a Academia Líbano-Brasileira apresentam as sinceras condolências à família da Angel e da comunidade artística e de dança do Brasil.

Foto: Renato Mangolin / Acervo Pessoal
Equipe da Revista e do Blog

    Deixe seu Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Obrigado por enviar seu comentário!

    Compartilhe

    Dê o seu like!

    63

    Categorias

    Próximos eventos