Close

Login

Close

Register

Close

Lost Password

Relatório – Cooperação sul-sul Brasil-Líbano em setores-chave: O caminho a seguir no mundo do trabalho

Este relatório é o resultado de uma avaliação que investigou o potencial para Cooperação Triangular Sul-Sul entre o Brasil e o Líbano. Historicamente, os dois países têm mantido fortes relações bilaterais, auxiliados pela significativa diáspora libanesa no Brasil e pelos laços culturais compartilhados. Atualmente, os acordos e as colaborações têm se concentrado principalmente em agricultura, educação, cultura, turismo, saúde, defesa e ajuda humanitária. Ainda assim, como mostra este relatório, a maioria dos esforços de cooperação tem sido bilateral, com foco no comércio ou na ajuda humanitária, setorial e frequentemente descontinuada.

Encomendado pela Organização Internacional do Trabalho, o relatório prioriza setores e tópicos para a Cooperação Sul-Sul e Triangular, com o objetivo de promover oportunidades de trabalho e de crescimento que sejam equitativas, inclusivas e focadas na promoção de trabalho decente. Apesar da terrível situação econômica vivida pelo Líbano, o cenário atual apresenta uma oportunidade de fortalecer a cooperação em um contexto de crise múltipla e no sentido de apoiar uma retomada sustentável. O relatório resume as iniciativas de colaboração tanto passadas quanto atuais entre os dois países e recomenda a expansão da cooperação na construção e reabilitação de infraestrutura crítica, bem como nos setores agroalimentar e de turismo – com os setores com potencial para crescer e gerar empregos sustentáveis e decentes no futuro. O relatório também aponta outros setores, como inteligência financeira e bancária, tecnologia, energia renovável, bem como desenvolvimento urbano e políticas de habitação social – áreas em que o Brasil demonstrou clara vantagem comparativa nos últimos anos.

O relatório também recomenda que os esforços de cooperação Sul-Sul entre o Brasil e o Líbano sejam empreendimentos contínuos, estáveis e de longo prazo, multissetoriais e que promovam o envolvimento e o investimento da diáspora. Por fim, o relatório sugere ações específicas para fortalecer setores altamente produtivos e cadeias de valor, fomentar a colaboração entre os constituintes tripartites (governos, trabalhadores e empregadores) e intercâmbios entre pares em áreas relacionadas ao mundo do trabalho, como o desenvolvimento de modalidades de empreendedorismo sustentáveis e inclusivos, que promovam igualdade de gênero, economia social e solidária e políticas de transição ecológica e justa.

Foto da Natália Calfat: Marcos Carrieri/ANBA

Link para acessar e ler o relatório (em inglês):

https://www.ilo.org/sites/default/files/2024-12/LEBANON-BRAZIL%20COOPERATION%20Report%20%282%29_0.pdf
Natália Nahas Carneiro Maia Calfat, socióloga, presidente do Instituto da Cultura Árabe (ICArabe).

    Deixe seu Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Obrigado por enviar seu comentário!

    Compartilhe

    Dê o seu like!

    42

    Categorias

    Próximos eventos