Manifestando sua solidariedade ao povo libanês neste momento crucial para a retomada da paz, renomados músicos brasileiros gravaram neste ano em Belo Horizonte o vídeo “Líbano, a flor do mundo”, com uma nova versão da canção libanesa “Je rêve d’un Liban”. A divulgação mundial por meio de plataformas digitais, como o YouTube, é gratuita.
A canção original foi composta por Wissan Tabet, em parceria com alunos do Collège des Saints Coeurs Sioufi, após a explosão do porto de Beirute. Vale lembrar que nessa época, mais precisamente em agosto de 2020, o Consulado Geral do Líbano no Rio de Janeiro organizou o megashow estrelado “Um abraço em Beirute”, que foi transmitido pela TV Cultura, a fim de obter doações para socorrer a capital libanesa.
Feita por Marco Aur, a versão brasileira da canção de Tabet reforça o movimento crucial dos libaneses por pacificação e sua inabalável consciência de identidade enraizada em uma longa história. É também um gesto de apoio ao anseio dos estudantes por um Líbano soberano e próspero.
A equipe brasileira realizou o projeto em diálogo com Tabet, que aprovou a escolha dos instrumentos e, em especial, a intepretação de sua melodia, pois “preserva o espírito e a vibração da composição original, enquanto adiciona seu belo toque”. O vídeo também conta com imagens profissionais do fotógrafo libanês Kamil Al-Rayess. Todos os músicos abriram mão de cachês para essa iniciativa idealizada por Miguel Mahfoud, doutor em Psicologia Social e membro colaborador da Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências.
Neto de libaneses e cidadão libanês, Mahfoud integra o Laboratório de Análise de Processos em Subjetividade da Universidade Federal de Minas Gerais, onde foi professor associado, e é editor da revista Memorandum e membro do Conselho Editorial da Coleção Obras de Edith Stein, da editora Paulus. Em 2003, organizou o livro Coexistência como identidade: a neutralidade do Líbano.
A comunidade da diáspora libanesa no Brasil, formada por 8 milhões de pessoas, se orgulha de manter laços inabaláveis com seu país de origem e espera que o vídeo da versão brasileira da tocante canção de Tabet contribua com o fortalecimento de suas raízes e injete mais força e resiliência nesta fase histórica de reconstrução por lá.
Ficha técnica do projeto “Líbano, flor do mundo”:
Músicos: Alexandre Andrés (@alexandreandres); André Mehmari (@mehmari); Benjamim Temponi; Casaleão Música: Carolina Claret e Leonardo Clementine (@casaleaomusica); Chico Lobo (@violeirochicolobo); Guto Temponi (@gtemponi); Juliana Brandão (@julianabrandao6); Marco Aur (@marcoaur.oficial); Tatá Sympa (@tatasympa); Trio Amaranto (@amarantooficial)
Edição: Marcos Oliveira Júlio
Direção musical e mixagem de áudio: Tatá Sympa
Imagens do Líbano: Kamil Al-Rayess (@kamilalrayess)