Com a presença de autoridades do Judiciário do Rio de Janeiro, tomou posse o Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e corregedor nacional de Justiça, Ministro Luiz Felipe Salomão como membro titular da Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências (ALB), ocupando a cadeira 39, cujo patrono é o saudoso ex-presidente do Senado Federal, Dr. Ramez Tebet.
A solenidade de posse, realizada nesta segunda-feira, 29 de julho, na residência oficial do cônsul-geral do Líbano, teve a composição da mesa diretora do Cônsul Geral do Líbano no Rio de Janeiro, Dr. Alejandro Bitar; do Dr. José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Sena e presidente da Academia Líbano-Brasileira; do escritor Carlos Nejar, membro da Academia Brasileira de Letras e presidente de Honra da Academia Líbano-Brasileira; da Vice-presidente da Academia, Profa. Katia Chalita; e do Acadêmico de Honra, o ex-senador e ministro Bernardo Cabral.
Compareceram membros da comunidade libanesa, com destaque para Dom Theodore Ghandour, Bispo Ortodoxo do Rio de Janeiro; Dr. Roger Bassil, presidente da Confederação Nacional das Entidades Líbano-Brasileiras; o Dr. Nelson Mufarrej, presidente da Federação das Entidades Líbano-Brasileiras do Rio de Janeiro.
Acompanharam a cerimônia o presidente do TJ-RJ, desembargador Ricardo Cardozo; a presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, e os desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Benedicto Abicair, Mauro Martins e Fábio Uchôa Montenegro, além da desembargadora Ana Cristina Dib e desembargador federal Theophilo Miguel.
Participaram também da solenidade, o Deputado Estadual Luis Paulo e a vereadora Tainá de Paula, junto com os ex-deputados Nilton Salomão e Luis Alfredo Salomão.
A Ministra de Estado do Planejamento e Orçamento, Dra. Simone Tebet enviou uma mensagem à Academia e ao Ministro Salomão, que termina assim ”há algo ainda mais profundo, nos nossos caminhos comuns, porque sempre procuramos demarcar os nossos passos pelo mesmo amor ao Direito, à Democracia e ao Brasil. São esses passos que levaram o Dr. Luis Felipe Salomão à Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências. No seu caminhar, ele lançou a boa semente. A Academia é terra fértil.”
Parabéns ao novo membro da Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências, Ministro Luis Felipe Salomão.