Um evento significativo ocorreu em 30/08/2024, no Centro Cultural Sesc Quitandinha, em Petrópolis, onde foi inaugurada uma placa em homenagem ao Sir Peter Brian Medawar, prêmio Nobel de Medicina de 1960. A cerimônia, realizada no lago em frente ao famoso hotel, destacou a importância das pesquisas revolucionárias de Medawar sobre a rejeição de tecidos transplantados, que abriram caminho para o desenvolvimento dos transplantes de órgãos, salvando inúmeras vidas ao redor do mundo.
Organizado pelo Dr. Mauricio Younes-Ibrahim, membro da Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências, o evento contou com a presença de ilustres convidados, incluindo o Dr. Alejandro Bitar, Cônsul Geral do Líbano no Rio de Janeiro; o Dr. José Roberto Tadros, presidente da Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências; o Dr. Roger Hanna Bassil, presidente da Confederação Nacional das Entidades Líbano-Brasileiras; a Profa. Karia Chalita, vice-presidente da Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências, do ex-presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e membro da Academia Líbano-Brasileira, desembargador Miguel Pachá, além de autoridades municipais de Petrópolis, médicos da Academia Brasileira de Medicina e outras personalidades da cidade.
É importante destacar que Sir Peter Medawar é um dos patronos da Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências, tornando esta homenagem ainda mais especial para a comunidade presente.