Close

Login

Close

Register

Close

Lost Password

Escola no Líbano ensina a importância do design em tempos de guerra

Poucas horas antes de eu me sentar para conversar por telefone com a fundadora do Creative Space Beirut (CSB) Sarah Hermez e o conselheiro estratégico e membro da diretoria Waleed Jarjouhi, o Líbano foi novamente bombardeado por Israel, com um saldo de pelo menos cinco pessoas mortas na cidade de Nabatieh no sul, incluindo o prefeito local. Compreensivelmente, Hermez e Jarjouhi estão abalados com a crise crescente que já desalojou cerca de 1,2 milhão de pessoas no país, mas mostram uma firmeza notável para continuar seu trabalho apoiando jovens criativos em Beirute. “Nós não sabemos o que vai acontecer daqui a uma hora”, diz Jarjouhi à Dazed. “Assim como ontem, os Estados Unidos nos garantiram que Israel não iria atacar Beirute, aí acordamos com três bombas nos subúrbios ao sul. Nós precisamos continuar e fazer parte da solução.”

“Em tempos de guerra, é essencial salvaguardar nossa cultura, nosso design e nossa comunidade criativa – que são o coração e a alma de Beirute. Se não cuidarmos disso, tudo será apagado”, acrescenta Hermez, e é esse zelo pelo legado cultural singular do Líbano que continua no âmago da missão do CSB desde sua fundação em 2011. A prestigiosa escola de design oferece um curso de design e moda de três anos, com todas as despesas pagas (inclusive alojamento e custos de equipamentos), para jovens talentosos e muitas vezes carentes de todo o Líbano.

O programa é seletivo aceitando apenas cinco a dez postulantes, mas extremamente focado no impacto que pode causar no mundo real, com 94 por cento dos estudantes conseguindo colocações nas indústrias de moda e design.

“Há três pilares-chave no que o CSB tem a oferecer”, explica Jarjouhi. “Obviamente, a educação. Conversamos então sobre o próprio ecossistema do design e como mudá-lo um pouco no Líbano. Mas o terceiro pilar, que é realmente importante, é o apoio aos alunos. Alguns estudantes nossos são claramente queer em um país que regrediu muito. Eles se sentem desajustados, cada qual com seus traumas, e aqui conseguem ir além do design, pois crescem como pessoas. Trata-se de achar a própria voz no contexto de seu país e não ter que se mudar para o Ocidente.”

Mas esse caminho pioneiro não é desimpedido em um país como o Líbano que, apesar de todo seu talento bruto e da contribuição de indivíduos que vieram do Sudeste Asiático e do Norte da África, tem passado por um período significativo de convulsões desde que o CSB existe. “Cada vez que você dá cinco passos para frente, tem que dar dez passos para trás”, diz Hermez. “Nos últimos cinco anos tivemos levantes, revolução e a Covid. Quando houve a explosão no porto em Beirute [em 2020], nossa escola ficava no centro da cidade, então tivemos que ir para outro lugar e reconstruir tudo.”

Assegurar a criatividade diante da adversidade praticamente se tornou o modus operandi da equipe do CSB e de seus estudantes, que já estão pensando em soluções de design para os desafios trazidos pelo recente cataclismo no Líbano. “Há um milhão de pessoas deslocadas no Líbano, então estamos empenhados em criar algum tipo de vestuário multiuso”, Hermez explica. “Um poncho que se transforme em um cobertor, por exemplo, e seja distribuído para milhares de deslocados. Além da educação criativa, é muito importante que nós, como designers, nos adaptemos às necessidades atuais e participemos da solução dos problemas.”

Anteriormente, a escola angariava fundos para operar, fazia eventos de lançamento, vendia seu trabalho e conseguia subsídios internacionais, mas tudo isso teve de parar com a guerra em curso, que é derivada do massacre efetuado por Israel na Palestina. Com uma nova leva de estudantes se preparando para começar o curso, o CSB agora enfrenta incertezas sobre como prosseguir. Três estudantes neste ano já tiveram de sair da escola devido à penúria causada pelas ondas recentes de bombardeio. Nesse contexto, o CSB lançou um apelo por doações, a fim de continuar seu trabalho.

Nesse ínterim, porém, é a determinação de Hermez, Jarjouhi, do resto da equipe e dos alunos do CSB que irradia seu brilho. Apesar do terror desencadeado há poucas horas em todo o país, a dupla ainda consegue manter a criatividade que já os levou tão longe. “É absurdo, mas você começa a saber a diferença entre o som de uma bomba, o zumbido de um drone e se eles acabaram de quebrar a barreira do som”, diz Jarjouhi com um sorriso que parece amargo. “Mas, por ser humano, você começa a satirizar essas coisas, a fazer piadas, memes e a apelidar os drones em seu bairro.”

* Artigo publicado em 17 de outubro de 2024 na revista britânica Dazed e noticiado no Brasil pela revista online Aurora da Editora Seiva, que também funciona como uma escola e uma comunidade criativa.

Visite o site https://creativespacebeirut.com/ para apoiar a missão do Creative Space Beirut

 

Como apoiar jovens criativos no Líbano

Enquanto o Líbano é varrido por uma onda de bombardeios e incerteza política, a escola beneficente de design Creative Space Beirut pede ajuda para continuar seu trabalho apoiando jovens designers talentosos na região.

Apoio à Comunidade

Voluntarie-se: Oferecer tempo e habilidades em eventos ajuda o CSB a manter seus programas e eventos tranquilamente e aumenta o engajamento comunitário.

Ensine: Profissionais podem contribuir dando workshops e compartilhando sua expertise e experiências com os estudantes.

Colabore: Projetos conjuntos com entidades ou indivíduos podem facilitar resultados empolgantes e fomentar um ambiente de aprendizado e uma comunidade mais dinâmicos.

Compre: Seja consciente! Compre produtos do CSB ou contrate um aluno do CSB para criar e executar roupas feitas sob medida.

Produza: Promova práticas éticas e apoie a iniciativa usando serviços de produção sob medida do CSB.

Defenda: Divulgue! Fale sobre a missão e a visão do CSB. Use sua plataforma para disseminar a educação gratuita pelo mundo. 

Use nossos serviços: Para cobrir seus custos, o CSB oferece o aluguel módico de seu espaço e serviços fotográficos. Trabalhe conosco!

Apoio Financeiro

Doe: Toda contribuição ajuda. Indivíduos podem apoiar as metas da instituição, com doações financeiras de qualquer monta. 

Seja parceiro do CSR: Empresas podem ser parceiras do Creative Space Beirut para iniciativas de Responsabilidade Social Corporativa, dando apoio mediante doações, patrocínios ou colaborações.

Patrocine um estudante: Impacte diretamente a vida de um estudante bancando sua educação e despesas.

Contribua em espécie: Dar produtos ou serviços é um tipo de apoio valioso, desde materiais necessários para o design de moda a equipamentos para as aulas.

fotos: Creative Space Beirut
*com tradução de Thaïs Costa

1 Comment

  1. Descolar pautas importantes, originais, – que passariam batidas pela imprensa tradicional – é um dos talentos dessa jornalista. E o texto leve, saboroso, com um encadeamento preciso; é outro! Parabéns à revista por abrir espaço inteligente para quem aprecia uma boa leitura.

    Responda

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Obrigado por enviar seu comentário!

Compartilhe

Dê o seu like!

56

Categorias

Próximos eventos