Close

Login

Close

Register

Close

Lost Password

“BRIQ” – A tradição cultural da icônica moringa do Líbano

O símbolo natural do Líbano é sem dúvida alguma o cedro. Mas há uma herança cultural única e deslumbrante do Líbano que engloba a história, a tradição, a saúde e a prática sustentável: o Briq (ou Ibriq) ابريق, parecido com a nossa moringa, o Botijo na Espanha, ou Ghara, Matka e Suhari, na Índia.
 
O Briq é um jarro de água, com uma forma arredondada e um pescoço fino e longo, onde é colocada a água refrigerada. O bico geralmente não é usado para despejar o conteúdo em outro recipiente como a maioria dos jarros, mas para restringir o fluxo de água a uma quantidade administrável para beber.
 
A técnica consiste em elevar o jarro sobre a cabeça até a altura máxima e deixar a água escoar até a boca como se fosse um pequeno filete de uma hipotética cachoeira.
 
Para beber do Briq, há um protocolo social e algumas regras que devem ser seguidas: 1- É comum que o Briq seja compartilhado por várias pessoas. 2- Em uma situação mais formal, alguém pode passar o Briq a uma pessoa ou deixá-lo sobre a mesa para quem quiser beber. 3- O conteúdo do Briq é exclusivamente água…não para outras bebidas. 4- Não se pode colocar ou tocar o bico do Briq com a boca. Em vez disso, deve-se segurar o Briq acima do rosto e deixar a água escorrer pela boca aberta.
 
Existem dois tipos de Briqs: de barro e de vidro. Eles são feitos de forma muito distinta e têm diferentes propriedades. O Briq de barro (argila/ cerâmica/ faiança/ terracota) é a forma mais antiga, uma herança cultural fenícia. Já o Briq de vidro é uma variação mais recente, e a mais usada. Ainda há Briqs de vidro que são feitos por sopradoras artesanais. A técnica do chamado vidro soprado foi desenvolvida na antiga cidade de Sarepta (atual Sarafand), ao sul do litoral mediterrâneo, entre Sidon (atual Saida) e Tiro, no sul do Líbano.
 
Em tempo: o Briq traz vários benefícios para a saúde, especialmente os que são feitos de barro. Há também os benefícios ambientais, uma vez que o Briq de argila é uma solução econômica e ecológica para resfriar a água, sem esquecer que também ele dispensa o uso de garrafas ou copos plásticos descartáveis.
 
Por conta do seu incrível visual, o Briq virou acessório decorativo e chegou a ser considerado tendência. Entre suas finalidades, é possível ser usado para decorar a mesa de jantar ou o buffet.
 
Enquanto isso, quando levantadas para o alto, as moringas libanesas caem pequenas cachoeiras irrigando as sedentas bocas e encharcando o nosso vazio…E por onde não passa mais ponte, já não passa mais rio.
 
© Revista Libanus
fotos: nysw-lebanon/ pinterest
Equipe da Revista e do Blog

    Deixe seu Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Obrigado por enviar seu comentário!

    Compartilhe

    Dê o seu like!

    63

    Categorias

    Próximos eventos