“Allah ired annak“,”beiid el charr“,”eghzi el ain“,”allah la iaddir“: levantou-se da cama e a mão esquerda coçou, tomou banho e em pleno vento saiu; atrás da porta, a vassoura posicionou e guarda-chuva na sala abriu; cortou unhas à noite e sapatos virados para o alto descobriu; bebeu água na refeição e colocou a bolsa direto no chão; a casa começava a se despedaçar; eram coisas que estava a sonhar; bateu 3 vezes na madeira: “la sammah allah“.
São tantas as crenças e superstições dos libaneses, mas a seguir, algumas das principais:
1- “Insab bil Ain” (mau olhado): Acreditava-se que a inveja e o mal vinham de todos os sentidos, mas o olhar era o caminho mais rápido de ocasionar o mau agouro, através de ondas magnéticas maléficas emitidas pelos olhos. E essa crença vem da época dos fenícios e dos faraós, chegando ao ponto de usarem máscaras ou ostentar contas azuis para afastar o mau olhado.
Há muitas técnicas libanesas para se retirar o mau olhado, como utilizar contos azuis (kharaz azrak); benzimentos (rekka); Pedra alúmen (Chebb); pedaço da madeira da laranjeira (oud el Miss) e fio de aço em forma de escudo para as crianças, entre outras.
2- “Tabssir” (advinhação): Os libaneses acreditam muito na adivinhação. Há várias formas de adivinhações e as principais são: Leitura da borra do café; leitura das ciganas; leitura das linhas da mão; leitura pela areia, e adivinhação pela fumaça.
3- As superstições com as partes do corpo:
- a) coçar a sobrancelha esquerda, sinal de que vai encontrar um grande amigo; coçar a sobrancelha direita é sinal de que terá problemas. b) coçar a mão direita, sinal de que vai pagar dinheiro para alguém; coçar a esquerda, sinal que vai receber dinheiro. c) coçar o nariz é sinal de azar. d) zumbido no ouvido direito é sinal de uma notícia ruim; zumbido no ouvido esquerdo é bom. e) tremer a pálpebra esquerda é bom sinal; a da direita é mau sinal. f) morder a língua durante a refeição é sinal que vai ganhar presente. h) dormência do pé de manhã é sinal de azar.
Fotos: pinterest

